Alunos do Victor Meirelles

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Afinal quem foi Victor Meirelles????

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Seu nome completo é Victor Meirelles de Lima, nasceu em Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis em 18 de agosto de 1832, era um pintor brasileiro, é filho de um casal de imigrantes portugueses, Antônio Meireles de Lima e Maria da Conceição.
Artes. A Academia resolveu custear os estudos do jovem artista, que seguiu para o Rio de Janeiro em 1847, antes de completar 15 anos de idade, onde permaneceu até 1852. Foram dois anos estudando desenho e três anos voltados à pintura histórica. Em 1852, venceu o Prêmio de Viagem à Europa, com a pintura São João Batista no Cárcere.
Aos 21 anos incompletos, Victor Meirelles desembarcou em Havre, em junho de 1853. Passou brevemente por Paris e o maior tempo de sua estada em Roma e Florença. Em Roma, estudou com Tommaso Minardi e Nicola Consoni, da Academia de São Lucas, destacando-se como paisagista e retratista. Por sua dedicação e prestação de contas à Academia Imperial, teve seu estágio na Europa renovado por três vezes. Em 1856, seguiu para Milão e posteriormente para Paris, onde permaneceu até 1860. Neste período, aperfeiçoou sua pintura com Léon Cogniet, André Gastaldi e Paul Delaroche, da École des Beaux Arts, onde absorveu os traços romântico-acadêmicos de sua fase histórica. Trocou correspondências com Manuel de Araújo Porto-Alegre, diretor da Academia Imperial e seu mentor intelectual. Foi dele a sugestão para a sua primeira grande pintura, Primeira Missa no Brasil, obra que lhe tomou dois anos de trabalho
Ligado ao romantismo brasileiro, ocorrido na segunda metada do século XIX, Victor Meirelles ganhou notoriedade a partir da décade de 1870. Victor Meirelles, apesar de educado em uma tradição neoclássica tingida pelo Romantismo, desenvolveu um estilo cujas influências formais maiores são mais antigas. Mesmo dando enorme ênfase ao desenho, característica típica do neoclassicismo, o modo como organizava suas grandes composições, com grupos opostos se equilibrando mutuamente formando um movimento em grandes curvas, e o tratamento basicamente pictórico e não gráfico da pintura o aproximam da produção do barroco veneziano e espanhol.

Suas principais obras foram:
*São João Batista no Cárcere (1852)
*A Primeira Missa no Brasil (1861)
*Passagem de Humaitá (1868)
*Combate Naval de Riachuelo (1872)
*Batalha de Guararapes (1879)

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